Residência K

Situada em um condomínio fechado em Guaratinguetá/SP, a residência conta com uma vista privilegiada, de modo que toda a concepção do projeto se baseou na integração dos ambientes e possibilidades de valorização da paisagem. Assim, os ambientes de área social foram pensados para que pudessem ser integrados por meio de portas retráteis e possibilitassem a visualização da paisagem de vários pontos da casa. A mesma coisa acontece no quarto do casal e no escritório, ambos os ambientes foram pensados de modo a aproveitar ao máximo a visão privilegiada.

Como colecionadores de vinho, uma forte característica do projeto foi a criação de uma adega que comportasse toda a quantidade de vinhos possuída pela família. Inspirada nas adegas da Toscana, todo o ambiente fora pensado de forma que fosse favorecida a ventilação e climatização natural, por meio de um túnel de vento que facilitasse a troca térmica dentro do espaço, sem a necessidade de uma ventilação forçada, climatizando a adega à temperatura ideal para os vinhos. Para melhor sustentação desta temperatura ideal, os vinhos foram estrategicamente colocados na parede mais ao fundo do terreno, onde a incidência de luz é menor. A adega está localizada na área mais adentro do terreno possível para que esta temperatura esteja devidamente adequada. Neste espaço também, as paredes foram revestidas em pedra natural e sua iluminação foi pensada por meio de pequenas aberturas, tudo para que manter as características ideais desejadas para o armazenamento dos vinhos. Seu acesso é feito exclusivamente por elevador, para maior segurança e privacidade dos clientes.

Outro ponto importante do projeto foi área externa. Optamos por posicionar um deck com mobiliário funcional e confortável, no paisagismo completa as vistas da casa tornando-a imersa em meio a natureza, ao centro em destaque posicionamos a ducha, desenhada pelo escritório de forma escultórica.